quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tempo de mudança

Eu tenho tido alguns problemas com o Html do blog e por isso peço desculpa por estes dias tudo estar tão caótico no meu blog. Mas já está tudo organizado e pronto a seguir. E a pensar que tudo isto começou com uma borboleta a ser comida num restaurante na China, e esse chinoca era hacker e decidiu lixar a vida de quem tivesse o blog mais maluco do mundo. Como não é o meu, ele enganou-se e acabou por me lixar. Já repararam na imprevisibilidade disto?

Ó tio... ria!

Como esta semana não gostei de nenhuma teoria enviada por vocês e nem eu próprio tenho uma inventada por mim que já esteja pronta, vou colocar aqui a explicação de uma teoria bastante conhecida. Digam a vossa opinião acerca desta teoria. Comentem pá.


Teoria do Caos (Efeito Borboleta)- Edward Lorenz

Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser instáveis no que diz respeito à evolução temporal como função dos seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória. É fácil explicar isto com um exemplo da natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu pode ser desencadeada e desenvolver-se com base em centenas de factores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, etc. Para além disso, mesmo que o número de factores que influenciam um determinado resultado seja pequeno, ainda assim a ocorrência do resultado esperado pode ser instável, desde que o sistema seja não-linear. O que os matemáticos querem prever é aquilo que as pessoas pensam que é acaso mas, na realidade, é um fenómeno que pode ser representado por equações. Alguns pesquisadores já conseguiram chegar a algumas equações capazes de simular o resultado de sistemas como esses. Mesmo assim a maioria desses cálculos prevê um mínimo de constância dentro do sistema, o que normalmente não ocorre na natureza. Os cálculos que envolvem a Teoria do Caos são utilizados para descrever e entender fenómenos meteorológicos, crescimento de populações, variações no mercado financeiro, movimentos de placas tectónicas, etc. Uma das mais conhecidas bases da teoria é o chamado Efeito Borboleta, teorizado pelo matemático Edward Lorenz, em 1963. A ideia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furação em Nova Iorque." O efeito borboleta demonstra a impossibilidade de uma previsão meteorológica perfeita e prova que o determinismo de Laplace para certos casos passa a não funcionar, pois para se ter uma previsão meteorológica de extrema precisão, os dados de alimentação além de serem infinitos, deveriam ser de precisão infinita, portanto, a memória física de processamento de dados também deveria ser infinita. Sendo impossível dispor de tal sistema, é impossível executar-se uma previsão determinista nestas bases.

Tempo de mudança



No Tempo de mudança de hoje tenho a dizer uma coisa muito importante:

Não se esqueçam de não entrar no meu site amanhã, visto que é o dia das teorias e vamos pensar. Não estoirem os vossos miolos. Por acaso afinal até é hoje porque já é madrugada deste dia. Bem, como não gostei das 1000 teorias da treta enviadas pelo mail, vou colocar outra teoria sobre algo intelectual. Fujam! Até hoje!