quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tempo de mudança

Como repararam na pirâmide da teoria abaixo, na secção da Realização Pessoal, está lá a dizer: aceitação dos fatos. Isto não quer dizer que o pessoal está todo a aderir ao acordo ortográfico idiota. Isto significa que no Carnaval e no Teatro temos que aceitar os fatos que nos dizem para vestir, ou então levamos uma mocada na cabeça... Já agora, que tal eu fazer a minha pirâmide?

Pirâmide de prioridades do povo português (para ambos os sexos) - Carlos Lobo
(Que sorte, hoje levam com duas teorias)

Topo da pirâmide - sexo, intimidade sexual, prazer, beber minis, presença de preconceito, droga, álcool (borga), discotecas/martelos, dinheiro, futebol.

Segunda posição na pirâmide - desrespeito aos outros, respeito dos outros, bazófia, auto-estima, imoralidade, conquista (de pessoas como meio para se chegar à actividade mais importante da pirâmide), egoísmo, inveja.

Terceira posição na pirâmide - Amizade, solução de problemas, levar a vida a sério.

Quarta posição na pirâmide - Saúde, família, moralidade, ausência de preconceito, criatividade, estudo, conhecimento, amor.

Nesta pirâmide, o que importa mais para o povo português fazer é o que está no topo da pirâmide. São as primeiras coisas em que a maioria pensa e as primeiras coisas que as pessoas sentem a necessidade de fazer como caminho para a felicidade. Na segunda posição da pirâmide, estão aquelas coisas que já saem naturalmente ao povo português e que é sempre algo que as pessoas gostam de fazer apesar de não ser a sua maior prioridade. Na terceira posição da pirâmide já estão coisas que embora não aconteçam muito, há sempre alturas em que isso passa pela cabeça das pessoas, mas é sempre algo efémero. Na quarta posição da pirâmide estão as coisas que as pessoas conhecem e desprezam, porque acham isso uma treta e a vida e felicidade para eles é fazer o que eu disse há dois Tempos de mudança atrás, lixar o significado da palavra Carpe Diem. Digam a vossa opinião acerca desta teoria também, mas não se esqueçam de comentar a do Maslow, que também é engraçada. Amanhã há AI!

Ó tio... ria!

Vocês são mesmo inúteis não são? E que tal enviarem teorias de jeito? Aqui vai mais uma teoria de alguém que pelo menos pensou algo durante a sua vida.


Teoria da hierarquia de necessidades - Abraham Maslow


A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. A pirâmide de Maslow é esta: (Clique para ver em tamanho maior)


Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela teve as suas críticas. A principal delas é que é possivel uma pessoa estar auto-realizada, contudo não conseguir uma total satisfação de suas necessidades fisiológicas.

No seu árduo estudo e revisão das pesquisas que são dependentes da teoria de Maslow, Wahba e Bridgewell acharam pouca evidência desta hierarquia de necessidades, ou mesmo da existência de alguma hierarquia. Comentem e digam a vossa opinião sobre este assunto.

O economista e filósofo chileno Manfred Max Neef tem argumentado que as necessidades humanas fundamentais são não-hierárquicas e são ontologicamente universais e invariáveis em sua natureza - parte da condição de ser humano. A pobreza, argumenta, é o resultado de uma destas necessidade ter sido frustrada, negada ou não plenamente realizada.