terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vaca says: Múúúúúsica


Hoje vamos falar de música clássica e principalmente do Barroco. Refiro-me a Johann Sebastian Bach que foi um dos maiores génios na composição musical de sempre e considerado por muita gente, incluindo eu próprio, como o maior compositor da história da música. As suas composições para cravo e violoncelo, que são as minhas preferidas, são absolutamente incríveis e deixam qualquer amante da música completamente boqueaberto e obcecado pelo Barroco. Bach veio de uma família com cerca de 30 músicos e foi o que mais se destacou. Este foi mestre na arte da fuga, do contraponto e da música coral. Muitas das suas obras reflectem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional profunda e sobretudo um grande domínio técnico. Falando mais aprofundadamente sobre a sua obra é extremamente complexo "O Cravo Bem Temperado", que consiste em 48 prelúdios e fugas, sendo um prelúdio e uma fuga para cada tonalidade maior e menor. Outro excelente trabalho é "A Arte da Fuga" que ficou incompleto com a sua morte. Composto com a intenção de que fosse um conjunto de exemplos das técnicas de contraponto, "A Arte da Fuga" consta de 14 fugas com diferentes formas mas todas com o mesmo tema básico. As maiores obras corais de Bach são a "Paixão segundo São Mateus" que demora mais de três horas, a "Paixão segundo São João", ambas escritas para as cerimónias da Sexta-feira da Paixão, na Igreja de São Tomás e na Igreja de São Nicolau, em anos alternados, e o Oratório de Natal (um conjunto de seis cantatas para uso na estação litúrgica do Natal). O Magnificat em duas versões (uma em Mi bemol maior, com 4 movimentos relacionados com o Natal, e a posterior e mais conhecida em Ré maior). O Oratório de Páscoa e o Oratório de Ascensão são de extensão bem menor que as obras acima citadas, demorando 35 minutos. Outra grande obra de Bach, a Missa em Si menor, foi composta próximo ao fim de sua vida, utilizando-se principalmente de outras peças compostas por ele anteriormente (como a cantata BWV 191 e BWV 12). A Missa em Si menor nunca foi apresentada durante a vida de Bach, sendo somente apresentada no século XIX. Ela é muito difícil e exige um coral de primeira categoria. Todas essas obras, têm bastantes partes de solistas, coros e orquestra, o que é uma característica comum de cantatas e oratórios em geral. Outras célebres obras são as Variações Goldberg, as suites para orquestra, os concertos para violino, e como já referi como as minhas preferidas, as suites para violoncelo e várias músicas de cravo. Outras obras para orgão, sendo Bach também conhecido por ser um grande organista, são todas elas geniais, como a maioria das imensas obras que Bach compôs ao longo da sua vida. Um documentário que eu aconselho a ver sobre Johann Sebastian Bach é o Chronik der Anna Magdalena Bach (Crónica de Anna Magdalena Bach) de 1968, realizado por Danièle Huillet e Jean-Marie Straub. Anna Magdalena
Bach-Wilcke foi a segunda esposa de Johan Sebastian Bach com quem Bach teve 13 filhos (apenas 6 sobreviveram até à idade adulta). O referido documentário não é simplesmente um dos muitos documentários sobre a vida do Bach. É sim um documentário sobre a música de Bach (entre cada peça e no final falando da sua morte, há sempre uma breve referência a aspectos da sua vida).

Uma das músicas mais conhecidas de Bach, na minha opinião é "Toccata e Fuga":



Uma excelente suite para violoncelo é a Suite nº 1, e colocarei aqui o seu prelúdio, versão tocada por um grande e mundialmente reconhecido violoncelista chamado Rostropovich:

http://www.youtube.com/watch?v=LU_QR_FTt3E
(Só disponível em link)

Um comentário:

Comenta isto pá! Vamos a isso, quanto mais escreves mais estragas dedos!