quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ó tio... ria!

Vocês são mesmo inúteis não são? E que tal enviarem teorias de jeito? Aqui vai mais uma teoria de alguém que pelo menos pensou algo durante a sua vida.


Teoria da hierarquia de necessidades - Abraham Maslow


A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. A pirâmide de Maslow é esta: (Clique para ver em tamanho maior)


Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela teve as suas críticas. A principal delas é que é possivel uma pessoa estar auto-realizada, contudo não conseguir uma total satisfação de suas necessidades fisiológicas.

No seu árduo estudo e revisão das pesquisas que são dependentes da teoria de Maslow, Wahba e Bridgewell acharam pouca evidência desta hierarquia de necessidades, ou mesmo da existência de alguma hierarquia. Comentem e digam a vossa opinião sobre este assunto.

O economista e filósofo chileno Manfred Max Neef tem argumentado que as necessidades humanas fundamentais são não-hierárquicas e são ontologicamente universais e invariáveis em sua natureza - parte da condição de ser humano. A pobreza, argumenta, é o resultado de uma destas necessidade ter sido frustrada, negada ou não plenamente realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta isto pá! Vamos a isso, quanto mais escreves mais estragas dedos!