quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tempo de mudança

Bem, hoje deu para vocês lerem muito, pensarem muito e discutirem muito sobre o que foi apresentado. No Tempo de Mudança de hoje, em vez de cair em Déjà Vu e voltar a dizer para que serve isto e/ou dar ideias para comentários, opiniões e temas a discutir, vou responder a alguns comentários que tenho visto em relação a este tema. Ouvi dizer já 2 ou 3 vezes ao longo desta semana que está tudo bem no blog excepto mesmo este tema. Mas para vos pôr a pensar novamente eu vou expôr aqui o meu argumento em relação a isso. Nenhum blog é perfeito e toda a gente sabe que quando aparece algo diferente num blog ou é genial ou é de certo modo estranho e demora a fazer habituar. Na minha opinião este tema é o mais único que há no blog, visto que mais nenhum blog tem isto. Não seria um blog diferente dos demais se pusesse só post e mais post e mais post e mais nada. Aqui posso fazer um sumário do dia, da semana e do mês se me apetecer, é onde posso falar livremente e directamente aos leitores (o que também faz lembrar uma das características da Nouvelle Vague: os actores falarem directamente para a câmara com o espectador pela primeira vez no cinema), ouvir os leitores e saber a opinião deles sobre tudo no intuito de fazer um melhor próximo post, e ir melhorando o blog futuramente. O que é certo é que se está a gerar um frenesim à volta deste blog e há demasiados leitores, e não se pode agradar a todos. Lembrem-se o que disse James Hetfield em relação a este assunto de agradar aos fãs: o que separa o artista dos meros fãs é que se eu começar a dar ouvidos ao que os fãs dizem e fazer tudo o que pedem, eu já não sou o artista, vocês são. Portanto compreendam isto e dêem-me liberdade para postar esta espécie de sumário como talvez alguém escreveria num daqueles diários antes de se ir deitar como um resumo do dia. Comparem também isto com a História de Portugal e do mundo para compreenderem a construcção da história deste blog: conhecendo o passado podemos compreender o presente para construir um melhor futuro. É esse lema que eu aproveito para explicar a estratégia para o blog ser melhorado. Agora que escrevi algo mais consistente neste tema, comecem a considerar isto como um tema a sério e menos como um tema de transição entre posts, completamente desnecessário. Se ainda assim não concordam, comentem. Eu terei todo o prazer de escutar todo o diferente tipo de argumentos que o vosso cérebro tem capacidade para congeminar. Se concordam, façam-se ouvir, para que eu e os fãs desagradados compreendam que não é só teimosia minha sem qualquer fundamento.

14 comentários:

  1. Eu estou contigo! Também não percebo qual é que é o problema que as pessoas têm com este tema. Queres atingir a perfeição e isso compreende-se! As pessoas têm é sempre a mania de criticar como se eles fizessem algo melhor. Continua o bom trabalho e a fazer as pessoas rir. :)

    ResponderExcluir
  2. Não tavas a brincar quando disseste no outro post das teorias que era as quintas-feiras que vamos pensar a serio. Assim sim!

    ResponderExcluir
  3. é. o pessoal tem sempre a mania de criticar ana. isso e verdade. eu tb encontrei pessoal a reclamar. se n gostam n se considerem fas diarios do blog.

    ResponderExcluir
  4. eu ca tou e em pulgas pa saber os temas dos proximos dias

    ResponderExcluir
  5. E também não tavas a brincar quando disseste no título do blog que nos ias rebentar a todos!

    ResponderExcluir
  6. Sim senhor ao menos cumpres as promessas, Karluz para primeiro-ministro, fora o Socrates!

    ResponderExcluir
  7. Este cena do "tempo de mudança" até nem é má ideia, mas gostava de deixar aqui a sujestão para passar a ser semanal e não diária. Penso que seria melhor fazer um resumo/reflexão sobre o que se escreveu durante a semana. Penso que tornaria este tema um bocado menos repetitivo e mais único. É apenas uma sujestão e como o blog não é meu, vale o que vale...

    ResponderExcluir
  8. Tempo de mudança não só ao blog mas à sociedade! Vivemos uma geração morangos que se habituou à papa feita e mastigada, que não consegue assimilar mais que "Olha! A Ana Luísa e o Simão estão de volta!", que lê livros do Paulo Coelho porque ele diz aquilo que querem ouvir e que nem ele acredita ao invés de procurarem a verdade e a verdadeira filosofia, que às vezes choca com os nossos preconceitos e por isso por vezes dói; que ouve músicas quadradonas de kizomba e de martelos e qualquer coisa que fuja ao tom ou ao ritmo é uma aberração trémula, que parecem "putos" de 5 anos que quando vêem uma bola dizem "err vou chutar" e é quando não a levam para casa dado o individualismo. Resumindo ouvem música fácil, vêem televisão fácil feita por técnicos fáceis e facilmente substituíveis, lêem livros fáceis, fazem coisas fáceis...
    Isto levanta uma problemática muito séria! Ou somos todos artistas ou então vejam quem temos nos nossos orgãos culturais! Critiquem, não comam pura e simplesmente tudo aquilo que lhes dão para comer senão tornam-se gordos e lassos, vítimas desse fast food televisivo e da comunicação social.
    Há quem diga ainda que estamos na geração "Kaboom!", que só quer ver pessoas a cair e explosões nos filmes de acção, que em vez de engenho a nível cinematográfico gastam balúrdios em efeitos especiais manhosos feitos em computador só porque está "in" as novas tecnologias ,as quais ainda nem sabem mexer nelas de modo a fazer algo minimamente aceitável. Se acham que estou a ser demasiado severo vejam filmes antigos, do Michael Powell por exemplo, e espantem-se em como o cinema dessa altura batia o nosso aos pontos... Porquê? Porque pensavam em como dar a volta à questão com os poucos recursos que tinham ao dispor...

    ResponderExcluir
  9. Ora aqui está uma questão que está a ser levantada pelo horta, que não é necessariamente concordar com o que disse, mas é uma crítica mais construtiva. Eu até concordo com o facto de se os temas forem repetidos menos vezes que se tornem mais únicos, e o mesmo acontece com filmes e livros (e aproveito para criticar o regurgitar de livros constante de José Rodrigues dos Santos sem necessariamente terem qualidade). Mas este não é um tema como os outros, como eu já referi. Seria aborrecido repetir diariamente a secção Vamos Estragar Dedos?, visto que haverá sempre uma grande espera toda a semana pelo grande jogo destruidor escolhido. Agora o Tempo de Mudança é um tema completamente diferente, onde eu não estou preso a um tema em concreto. Comparando isto ao Documentário, isto é a liberdade total. Eu posso escrever aqui o que quiser, e vocês também o podem fazer, coisa que não acontece com os outros posts. Exemplo disso é eu ter escrito uma frase só a dizer pá, e o mesmíssimo horta ter até comentado que queria fotos de gajas boas no blog. Isto é que é total liberdade e parvoíce que não pode por exemplo ser exibida em temas de teorias como o anterior. Para comentar a última frase dita pelo horta, quero dizer que o blog é de toda a gente e este post serve para o "cliente" (que é o leitor) melhorá-lo. E todos os comentários, se forem assim construtivos como esse, valem sempre muito mais que simples bitaites. Gostei que alguém tivesse algo a dizer senão só concordar ou discordar por discordar.

    ResponderExcluir
  10. Já para não falar que é aqui que podemos conversar todos uns com os outros assim como se fossemos colegas, não sendo eu "O Mestre" como em todos os outros posts. Aqui é o espaço em que não estou no topo da pirâmide. Neste tema estou ao vosso lado, e sirvo de porta voz, sou o que tem a última palavra a dizer.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao post seguinte queria também seguir essa questão com o que escrevi no post das teorias. Eu escrevi que era de esperar que houvessem menos leitores porque era um post mais intelectual... Tiveram a oportunidade de ler essa boca? Pois essa geração "Kaboom!" que foi tornada popular por um colega meu de seu nome João Matos Almeida é uma boa crítica à falta de cultura de hoje-em-dia. Bom comentário João Lobo, gostei das metáforas e da atitude!

    ResponderExcluir
  12. Para rematar com possivelmente o comentário final a este grande Tempo de Mudança de hoje, que mais provas queriam vocês de que este é um excelente tema para ser repetido diariamente, mas sempre de uma forma diferente? É certo que outros Tempos de Mudança possam ter sido mais feitos à pressa ou menos conseguidos mas tenham em conta que o blog está a começar e esses têm que ser vistos como esboços deste tema. Se há algo que podem comentar em relação a este tema é que não gostam e para que se modifique. Mas não optem por cair em facilitismos e querer fugir a discussão de temas ao eliminar um tema em nascimento, isso é o mesmo que dizer à mãe do André Bazin para fazer um aborto! Como comecei por dizer no início deste comentário, não são precisas mais provas para que este tema seja considerado um dos melhores, porque até agora é o mais discutido de todos. Temas que geram alvoroço são bons temas! Até agora o tema "Vamos Estragar Dedos?" tinha sido o mais comentado, mas este já está a vencer logo no primeiro dia em que é postado, porque este tema como foi o primeiro a ser postado é fácil que esteja a ter mais votos porque já lá está há mais tempo. E agora vou parar de escrever, porque senão ainda adormecem povo de 5 anos! Já escrevi demasiado! Já ninguém vai ler isto!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Afinal não foi o comentário final. Enganei-vos (estejam atentos à liberdade e ao sarcasmo). Queria acrescentar que gente pouco inteligente não é bem-vinda aqui até porque não vai gostar do que vai ver. A não ser que sejam burros filósofos, que queiram aprender alguma coisa!

    ResponderExcluir

Comenta isto pá! Vamos a isso, quanto mais escreves mais estragas dedos!